top of page
Foto do escritorL. Antilibertários

Nazismo é de esquerda ou de direita?

Atualizado: 4 de abr. de 2019

Uma falácia que não é exclusividade anarcocapitalista mas ainda sim muito proferido por eles é a questão do nazismo ser de direita ou esquerda. Para muitos o nazismo seria de esquerda por vários fatores , o que vai contra o consenso acadêmico que indiscutivelmente o coloca de direita. Como é uma falácia muito repetida por eles não vejo porque não tratar dela também apesar que esse blog se destinará a refutar as falácias anarcocapitalistas. Com isso é possível indiretamente refutar nandominions e vários outros grupos de analfabetos históricos que repetem tal besteira e matar vários coelhos com uma cajadada só. Na verdade existem 3 formas diferentes para responder essa pergunta :


1- O nazismo foi um movimento de esquerda?

2- O nazismo é de esquerda?

3- O nazismo atualmente seria um movimento de esquerda?

1- O nazismo foi um movimento de esquerda?


A primeira pergunta é bem simples de responder : Não ! Qualquer tentativa de classificar o nazismo como direita ou esquerda usando os padrões de hoje é um erro conhecido como anacronismo histórico. Devemos entender que os conceitos de direita e esquerda mudam com o tempo , até meados do século XX tínhamos a segunda esquerda e direita, onde esquerda era necessariamente socialismo e direita necessariamente capitalismo. Assim qualquer um que fosse capitalismo poderia ser considerado direita . O nazismo era capitalista , então obviamente só poderia ser direita.


Apenas uma segunda interpretação é aceita que o capitalismo da época era entendido apenas como capitalismo liberal, como Hitler estava longe de ser liberal e também estava longe de ser socialista (por não estatizar os meios de produção, não extinguir classes sociais e nem promover políticas de igualdade) ele não poderia ser nem de direita nem de esquerda . Logo seria classificado como terceira via.

2- O nazismo é de esquerda?

Classificar as ideologias de acordo com os padrões atuais sendo que sabemos que os conceitos de esquerda e direita mudam com o tempo se mostra pouco inteligente. Por exemplo, qualquer um de direita nos tempos de hoje que não apoie monarquia constitucional seria a esquerda da revolução francesa que foi onde surgiu esses termos. Qualquer um mesmo de esquerda que não apoie socialismo ( pode ser social democrata ) seria a direita ou a terceira via do início do século XX. Pelas definições atuais a primeira direita na época da revolução francesa poderia ser considerada esquerda, já que criou um banco central centralizando a economia ( e isso em uma época que não havia moeda fiduciária em que é necessário a existência de banco central, foi só controle econômico mesmo apesar que no geral os girondinos eram a favor de maior liberdade econômica).


Por isso é interessante observar algum padrão que se mantenha ao longo dos anos imutável de ambas as ideologias para classifica-las corretamente. E para nossa sorte isso existe.

A direita historicamente tem uma visão aristocrática/hierárquica de mundo ( não consegui pensar um termo menos pejorativo pra isso, mas calma que isso não é necessariamente ruim ), acreditando por exemplo que a desigualdade não só é moral como é boa. Acreditam em moral objetiva, que algumas pessoas de fato são superiores a outras. Como consequência eles tendem a acreditar que os empresários movem a sociedade por serem de fato melhores em gerar emprego, empreender e que essa seria a ordem natural do mundo com algumas pessoas dominando e outras sendo dominadas e por isso não se deve interferir na ação deles. Daí vem a liberdade econômica como consequência e não premissa.


A esquerda tem visão de igualdade, vendo a desigualdade como algo imoral. Algumas vertentes a aceitam em níveis menores mas sempre é visto como uma forma de opressão para com os mais pobres e que deve ser combatido. Acredita que não é que algumas pessoas seriam inferiores, apenas estariam em uma condição desfavorável. No intuito de promover melhor distribuição de renda eles criam impostos , regulações , estatizações e acabam gerando a pouca liberdade econômica. Novamente consequência e não premissa .


O nazismo leva a ideia de direita ao extremo, acreditando não só que indivíduos são melhores que os outros mas inclusive que raças seriam superiores a outras (a raça ariana). Então mesmo nesse caso não resultando em liberdade econômica, pelo menos se comparado a esquerda, de fato o ideal nazista pende extremamente mais para a direita que para a esquerda.


Além do mais Hitler aumentou a desigualdade! Inclusive a concentração de renda dos 10% mais ricos aumentou de 41,7% em 1933 para 43,9% em 1938 . Dos 1% mais ricos de 10,9% para 16,3% e dos 0,1% mais ricos de 3,8% para 6,7% . Para feito de comparação em 1933 o Reino Unido tinha índice de concentração de renda dos 10% mais ricos de 39,5% e diminuiu para 38,3% no mesmo período . Os 1% mais ricos do reino unido passou de 17,2 para 16,9% . E os 0,1% reduziram de 6,8 para 6,6% . A Dinamarca tinha índice de concentração de renda dos 1% mais ricos passou de 13,9 para 13,3 % . E os 0,1% reduziram de 4,7 para 4,5 % .

Ou seja mesmo para os padrões da época Hitler aumentou bastante a desigualdade , alcançando o Reino Unido e ultrapassou a Dinamarca mesmo tendo um índice muito menor que os dois inicialmente. Dinamarca essa que na época não era social democrata como hoje , a social democracia na Dinamarca só viria a ser implantada em 1994 .




A definição levando em conta desigualdade é atemporal, vale tanto para padrões atuais quanto de qualquer tempo. Se aplicarmos essa ideologia a todas as esquerdas e direitas da história veremos que se encaixa perfeitamente :


1ª - Esquerda e direita : A primeira esquerda devido a acreditar em igualdade dos indivíduos ( liberté , egalité e fraternité) se opôs a monarquia dominante e lutou por um governo democrático para dar maior participação popular e permitir que assim fossem moldadas leis que beneficiassem todos. Já a primeira direita por acreditar que existem pessoas superiores que outras ( por motivos religiosos ) acreditavam que uns deveriam governar (eles) e outros governados ( povo) por isso apoiaram a manutenção da monarquia por essa ser a ordem natural.




2ª - Esquerda e direita : A segunda esquerda por acreditar em igualdade e que o sistema capitalista criava relação de poder que alterava isso se opuseram a ele, visando implantar um sistema onde as relações de poder seriam abolidas pela ausência de classes sociais em um primeiro momento com o estado apenas garantindo esse sistema e depois abolindo até mesmo a relação de poder de estado e povo, através do socialismo e comunismo respectivamente. Já a segunda direita acreditando em uma ordem natural e visão aristocrática de mundo com alguns naturalmente com mais habilidade de fazer a empresa crescer e empregar mais gente , se baseando que desigualdade não é um problema e sim pobreza e se baseando tanto em liberdade quanto que a ação voluntária dos empresários (livre mercado) reduz a pobreza e traz prosperidade além de toda uma argumentação em favor de propriedade eles apoiam o capitalismo.


3ª - Esquerda e direita : A terceira esquerda ainda se baseia em igualdade mas não mais é necessariamente socialismo talvez devido ao fracasso das tentativas de implanta-lo . Acredita que políticas de distribuição de renda , bons serviços estatais a todos e auxílio aos mais pobres são boas medidas que podem as vezes coexistir com capitalismo. A terceira direita ainda se baseia na visão aristocrática de mundo mas não mais acredita necessariamente em livre mercado total , até porque desde a crise de 29 o livre mercado total não tem mais tanta aceitação na academia. Tanto que após a 2ª guerra um conceito que ficou muito popular na Europa foi o ordoliberalismo , nada mais que liberalismo em que o estado cuidaria de funções principais. A base da 3ª direita é , em sua enorme maioria , justamente essa: o livre mercado maior possível mas com regulação estatal em areas específicas . Novamente igualdade não é levado em consideração , o estado deve intervir para manter a economia funcionando .


O nazi-fascismo acredita justamente nas premissas da terceira direita , que alguns serviços podem ser estatais ou regulados pelo estado para bem da nação ou raça . E que essa raça ou nação pode dominar outros povos por ser superior e essa é a ordem natural . Ou seja o nazi-fascismo não só acreditam que existe essa ordem natural e visão aristocrática de mundo como leva ela ao extremo. Sendo assim ideologicamente extrema direita .

3- O nazismo atualmente seria um movimento de esquerda?


Talvez a mais discutível das 3, mas a resposta também é não. Antes de mais nada vale lembrar a atual definição de direita e esquerda , que é o gráfico com dois eixos : um vertical e outro horizontal que o divide em quatro quadrantes . No eixo vertical quanto mais a direita mais liberdade econômica e mais a esquerda menor . No eixo horizontal que quanto mais pra cima mais autoritário e quanto mais pra baixo mais liberal .




Apesar de toda intervenção na economia , Hitler tinha muito mais características de direita que de esquerda. Por exemplo ele reduziu o estado fundindo ministérios e zerou impostos sobre algumas indústrias . Os impostos são parte importante da argumentação para classificar algo como direita ou esquerda nos padrões de hoje . A definição atual diz que quanto mais impostos mais de esquerda e quanto menos impostos mais de direita .

Hitler aumentou a taxa média de impostos dos 23% em 1933 para 24% em 1936 . Para feito de comparação os EUA e RU na mesma época tinham uma taxa bem semelhante de impostos , sendo respectivamente 14% (1934) e 18% (1935) e manteram os mesmos níveis em 1938 . Ou seja não havia lá grande discrepância entre a Alemanha nazista e a as referências em liberalismo da época para que possamos considera-la de esquerda . Depois de 1936 os impostos na Alemanha nazista subiriam , e chegaram a bater na casa dos 40% aí sim um valor realmente alto mas que tem a ver com a guerra e não com a ideologia de Hitler em si , como veremos mais a frente .


A Alemanha Nazista manteve os impostos de renda em 40% até 1936 e aumentou pra 50% em 1938 . No entanto a taxa de imposto de renda alemão ainda era baixa , nos EUA em 1933 ela estava em 63% e chegou a 79% em 1938 . No RU em 1933 essa estava em 66% e chegou a incríveis 75% em 1938 (tudo isso sem estar em guerra ).



No RU foram usados anos 1930 e 1935 por falta de dados dos anos 1933 e 1936 .


Percebemos que na pior das hipóteses a Alemanha Nazista tinha aproximados 10% de diferença na taxa de impostos quando comparada a outros países liberais da época . Seria isso o suficiente para classificar a Alemanha como de esquerda ? Bom , hoje em dia a taxa da Austrália e da Nova Zelândia são separadas em 13% , sendo elas 47% e 34% , respectivamente . A taxa que separa a Suíça (28,8%) e Hong Kong (15%) é de aproximados 13 % . Nunca vi ninguém dizendo que Austrália e Suíça deixam de ser livres economicamente e cita-las como exemplos de países de direita por conta disso .

No ano de 1983 o Reino Unido de Margaret Tchatcher , um ícone do liberalismo , tinha uma taxa de impostos de 36,90% enquanto os EUA de Ronald Reagan do partido republicano (direita americana) tinha uma taxa de 26,58% . Assim temos praticamente os mesmos 10% de diferença e nunca vi ninguém chamar Tchatcher de esquerdista. Então podemos concluir que 10% seria uma taxa aceitável . Até porque existem outros fatores que tornam um país livre economicamente e consequentemente de direita , como os gastos públicos .







Os gastos públicos da Alemanha nazista passaram de aproximados 15% para 19% entre 1934 e 1936 . Para feito de comparação Reino Unido e França tinham níveis de 26% e 29% em 1934 e 26 e 18% em 1936 , respectivamente. Sem os gastos militares ,que aumentaram bastante pelo inicio do segundo plano quadrienal , a taxa de gastos públicos da Alemanha seria 15% , algo bem menor que as taxas inglesas e francesas e comparável a dos EUA , que tinha praticamente 11% em ambas datas . Sem os gastos militares em 1939 as taxas da Alemanha nazista seriam comparáveis até mesmo a da Suíça. Ou seja , a Alemanha começou com níveis de gastos públicos de países liberais e terminou igualmente com níveis liberais e só aumentou mais que eles devido aos gastos com a preparação para guerra .

Hitler também promoveu um amplo programa de privatização . Alguns deles :


1933 - Privatização de serviços sociais como o Nationalsozialistiche Volkswohlfahrt ;

1934/1935 - Privatização de ferrovias ;

1935 a 1937 - Privatização dos bancos ;

1936 - Reprivatização da Gelsenkirchen Bergbau (mina de carvão alemã) ;

1936- Privatização de empresas navais do estado alemão ;


Portanto : Privatizações , fundir ministérios , gastos públicos e impostos gerais comparáveis a de países liberais e impostos zerados sobre alguns setores . Logo : Direita ! Um pouco apenas para a direita , ficando ali na centro-direita economicamente , e muito autoritário . Mas direita .





Muitos questionam esse ponto se baseando em um artigo do Instituto Mises sem fonte que diz que Hitler controlava o quanto os empresários deveriam produzir e por quanto vender. Assim o argumento soa como :


"Na prática era tudo estatal porque mesmo sendo privado o governo controla tudo "


Alguns tem a audácia de dizer que isso fazia da Alemanha Nazista um país socialista mesmo sem estatização das empresas. Pura falácia ! Primeiro que há uma diferença enorme entre estatizar e altas regulações. Se não estatiza não pode ser socialismo marxista que muitos alegam que Hitler se baseou. Mesmo com os trechos do livro dele falando que ele criaria o verdadeiro marxismo , o que deve se observar para classificar são as práticas e não o discurso. Eu poderia dizer que vou criar o verdadeiro anarcocapitalismo e criar um sistema com estado fornecendo saúde , educação , infraestrutura , banco central e propriedade coletiva de vários bens. Eu sequer cheguei perto de ser ancap nesse caso ? Obviamente não. Hitler também não chegou próximo de socialismo . Então abandonemos os discursos dele e vamos ver a prática. Segundo que toda essa intervenção era fruto de preparação para guerra (Plano dos 4 anos ) e mais tarde a guerra em si. Tanto que o controle de preços e produção só começou em 1936 a partir do Segundo Plano Quadrienal , quando se iniciou a preparação alemã para a guerra. Até então de 1933 a 1936 a intervenção realmente aumentou , afinal se passou de uma economia liberal para um modelo keynesiano , mas não havia controle pesado na economia e nem de produção e preços , e como vimos impostos e gastos públicos estavam no nível dos países liberais.


Tempos de guerra mudam completamente a maneira como estados guiam suas economias , para se ter ideia até os ícones do liberalismo na época EUA e Reino Unido quando entraram na guerra fizeram as mesmas coisas : controle de preços e de produção e também aumentaram os impostos significadamente ( RU chegou a cobrar 60% de impostos sobre excedentes ). Os gastos governamentais americanos subiram de 10% em 1940 (um ano antes deles entrarem na guerra ) para 45% ao final dela. EUA e RU chegaram a cobrar mais de 90% de imposto sobre renda. Então não devemos nos basear em um tempo de guerra para ver como seria a economia do nazismo e ver se ele poderia ser de direita ou esquerda. Então devemos nos basear apenas no primeiro plano quadrienal.


Além do mais a relação entre estado e grandes empresas na Alemanha nazista tinha caráter muito mais simbiótico que autoritário por parte do governo. As grandes empresas se beneficiaram e até mandavam no governo o que dava um ar muito mais de corporativismo ao extremo que de estatização. Empresas como Siemens e Audi além de influenciar na política do governo também eram beneficiadas com mão de obra escrava , e até mesmo as leis trabalhistas alemães tinham caráter de beneficiar as grandes empresas , proibindo greves por exemplo. Ademais a ditadura brasileira também promovia controle de preços e bastante corporativismo e nem por isso é considerada de esquerda. Ou seja não tem porque acreditar que o nazismo é de esquerda, sob qualquer ótica o nazismo é de direita .


Referências:


O que é direita e esquerda :


https://www.youtube.com/watch?v=5xekqWxzHbc


Nazismo ser movimento de direita no início do século XX:

Sobre terceira via :



Nazismo e a desigualdade ( além de outros dados como os impostos de renda no RU e EUA no período ) e sobre a social democracia na Dinamarca :



Programa de privatização nazista :




Passagem de bens públicos para o setor privado :



Corte de impostos , fundir ministérios , relação simbiótica de estado e empresas privadas no nazismo :





Controle de preços , gastos públicos e produção nos EUA :






Economia da Alemanha ser controlada pelo estado visando preparação para guerra





Controle de preços e produção no Reino Unido :



Primeira direita criando banco central :


Impostos e gastos públicos na Alemanha nazista :




Gastos públicos dos países citados :




Impostos no mundo:



2.194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page